A Utilização da Geografia nos Esportes da Natureza

A forma com que a Geografia interfere em varias áreas de conhecimento reflete na maneira de pensar das outras Ciências, e gera a necessidade de fazer a interação da Geografia com estas outras disciplinas, aplicando as técnicas metodológicas de ambas às disciplinas.
Com o propósito de relacioná-la com estas diversas disciplinas, para que haja uma melhor compreensão de como o ensino da Geografia e a sua interferência se enquadra na sociedade, e com relacionamento com atividades esportivas ligadas a Natureza, no sentido do ensino-aprendizagem da ciência geográfica ha uma inserção em realidades constantes na construção e reconstruções da interface sociedade/natureza. Por isto torna-se relevante a perfeita integração na interpretação dos diferentes ângulos geográficos, pelas diversas disciplinas com as quais a Geografia vier a interagir.
Nessa perspectiva, as utilizações da Cartografia e da Geomorfologia são de suma importância no ensino do Esporte Corrida de Orientação. A Geografia visa a construção de um mapa e de sua analise, que tem o intuito de incluir e articular as informações de cunho geográfico com a Educação Física. A Geografia sempre teve como referencia a memorização dos elementos físicos, e uma padronização na construção dos saberes.
O interesse em abordar a aplicabilidade da Geografia nos Esportes Ligados a Natureza e entender o que as imagens naturais despertam e estimulam a curiosidade dos praticantes do Esporte Corrida de Orientação, possibilitando a construção de um novo olhar ou uma releitura da paisagem geográfica na pratica esportiva.
Utilização da Geografia no Planejamento das Atividades Esportivas
Para a Corrida de Orientação, são utilizadas em maior escala a Cartografia e a Geomorfologia. Na Cartografia são muito utilizados os conceitos de escala, mostrando as diferenças entre os tipos de representações e os tipos de mapas. São utilizadas também as diversas técnicas de orientação que possibilitam um melhor entendimento dos conceitos propostos. A leitura do espaço, modificado pela ação antrópica, através da imagem, permite uma maior aproximação dos conceitos geográficos. A presença da vegetação torna-se importante para as diferentes interpretações visuais mapeadas, as quais evidenciam as ações humanas. Os aspectos climáticos são também muito importante para o planejamento e a pratica dos esportes, pois os conceitos de espaço natural e geográfico, são percebidos, através das imagens. E a inserção do espaço natural no geográfico também torna se visível devido ao dinamismo tecnológico da sociedade.
Os mapas, produzidos com modernas técnicas cartográficas, possibilitaram aos praticantes a associação das informações contidas nos documentos cartográficos com a das paisagens visualizadas no espaço conhecido por eles, através da decodificação da simbologia cartográfica. A diferenciação das paisagens e realizada com a critica do mapeador e isso e possibilitada pela compreensão Cartográfica.
A utilização de mapas Geomorfológicos, isto e, a interpretação das formas de relevo e das diversas paisagens permitem um planejamento de ações que possibilitam a pratica do esporte no caso a Corrida de Orientação, com sucesso para os participantes e com níveis cada vez menores de degradação ambiental.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAREFA FCTEWeb

Geografia e Esporte (Corrida de Orientação)