Geografia: Espaço Multidisciplinar

A Geografia recebe vários significados, dizemos que Geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra, e essas duas formações de palavras descrevem todos os elementos contidos na superfície do planeta como atmosfera, hidrosfera e litosfera que compõe a biosfera ou esfera da vida, que e aonde se desenvolvem o ser.
Inicialmente focalizado somente nos elementos naturais, a Geografia, mais tarde, passa a pesquisar fatos unindo aspectos físicos com sociais e estabelece dados referentes a ação antrópica sobre o espaço natural habitado. A partir desse momento teve inicio também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização econômica e social, a distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, alem de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as atividades produtivas (indústria geral, turística e agropecuária, entre outras.).
Assim, o estudo geográfico, ao longo da historia nos concede um levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem diretamente a vida humana como cartografia, clima, relevo, vegetação, hidrografia etc.
A Geografia moderna teve como precursor Humbold, que se baseava no empirismo.
Posteriormente surgiram diversos outros pensadores que agregaram conhecimentos e conceitos distintos que serviram para o enriquecimento da ciência geográfica.
A Geografia dividiu-se em:
Geografia Física: focalizam-se no estudo das características naturais, como clima, vegetação, hidrografia, relevo e os impactos decorrentes da exploração;
Geografia Humana: tem como objetivo o estudo da dinâmica populacional.
A Geografia utiliza-se da representação Cartográfica para situar fenômenos Naturais e esquematizar o espaço de maneira que possamos nos localizar com referencias próprias de cada área.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAREFA FCTEWeb

A Utilização da Geografia nos Esportes da Natureza

Geografia e Esporte (Corrida de Orientação)