Plano de aula: Geologia e geomorfologia
Objetivos
1) Conhecer as diferentes teorias sobre a formação do Universo, do Sistema Solar e da
Terra;
2) Compreender como a dinâmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a
formam e como são criadas as macroestruturas de relevo na superfície;
3) Associar esses processos aos diferentes modos de ocupação do planeta;
4) Relacionar a Teoria da Tectônica de Placas com eventos catastróficos, como
terremotos e tsunamis, além de suas localizações.
Estatégias
1) Propor a produção de uma maquete representando as diferentes camadas que
formam a estrutura interna da Terra;
2) A partir de mapas, o aluno deve localizar as áreas de maior atividade vulcânica,
sísmica e de tsunamis no mundo, e depois produzir um texto com suas conclusões;
3) Pesquisar os temas propostos em sala de aula. Exemplos: como outras culturas
explicam a formação da Terra, do Sol, da Lua e do Universo; como é um vulcão e como
ele "funciona".
Conceitos
Processos internos da Terra, tempo geológico, teorias sobre a formação da Terra.
Habilidades e competências
1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e
relacionar;
2) O aluno deverá ser capaz de entender/explicar os processos internos da Terra mais
importantes, as paisagens formadas na superfície e como o homem diminui o impacto
desses processos através da tecnologia.
Conclusão da atividade
1) Construir uma maquete explicativa com as zonas convergentes, ou áreas de choque
de placas tectônicas (exemplos: Andes, Himalaia, Alpes, Fossa das Marianas e Vitjaz), e
divergentes, ou áreas de separação de placas tectônicas (exemplos: dorsal
mesoatlântica);
2) Construir uma maquete de um vulcão, se possível, colocando gelo seco na chaminé,
para parecer mais real;
3) Montar uma exposição com as maquetes, imagens de vulcões, conseqüências de
abalos sísmicos e datas e mapas indicando a ocorrência dos maiores terremotos.
1) Conhecer as diferentes teorias sobre a formação do Universo, do Sistema Solar e da
Terra;
2) Compreender como a dinâmica interna da Terra reflete nas diferentes camadas que a
formam e como são criadas as macroestruturas de relevo na superfície;
3) Associar esses processos aos diferentes modos de ocupação do planeta;
4) Relacionar a Teoria da Tectônica de Placas com eventos catastróficos, como
terremotos e tsunamis, além de suas localizações.
Estatégias
1) Propor a produção de uma maquete representando as diferentes camadas que
formam a estrutura interna da Terra;
2) A partir de mapas, o aluno deve localizar as áreas de maior atividade vulcânica,
sísmica e de tsunamis no mundo, e depois produzir um texto com suas conclusões;
3) Pesquisar os temas propostos em sala de aula. Exemplos: como outras culturas
explicam a formação da Terra, do Sol, da Lua e do Universo; como é um vulcão e como
ele "funciona".
Conceitos
Processos internos da Terra, tempo geológico, teorias sobre a formação da Terra.
Habilidades e competências
1) Capacidade de analisar, interpretar, descrever, localizar, pesquisar, associar e
relacionar;
2) O aluno deverá ser capaz de entender/explicar os processos internos da Terra mais
importantes, as paisagens formadas na superfície e como o homem diminui o impacto
desses processos através da tecnologia.
Conclusão da atividade
1) Construir uma maquete explicativa com as zonas convergentes, ou áreas de choque
de placas tectônicas (exemplos: Andes, Himalaia, Alpes, Fossa das Marianas e Vitjaz), e
divergentes, ou áreas de separação de placas tectônicas (exemplos: dorsal
mesoatlântica);
2) Construir uma maquete de um vulcão, se possível, colocando gelo seco na chaminé,
para parecer mais real;
3) Montar uma exposição com as maquetes, imagens de vulcões, conseqüências de
abalos sísmicos e datas e mapas indicando a ocorrência dos maiores terremotos.
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