Multidisciplinaridade da Geografia

Nos estamos acostumados a ver a geografia sendo utilizada apenas em sala de aula.
Em sala de aula ela e aplicada através de: mapas, senso demográfico, escalas, relevo, vegetação e etc. Porem, nos últimos anos tem visto uma crescente utilização da geografia em outros recortes do nosso cotidiano. Por exemplo, podemos citar as viagens de negócios e turismo, planejamento de excursões, musica festas populares e religiosas e, principalmente nos esportes. Nos esportes ela vem sendo utilizada de maneira abrangente e diversificada, que é o caso dos esportes ligados a natureza: o rapel, a escalada, a canoagem, a corrida de orientação entre outros.
O objetivo é divulgar um destes diferentes usos da Geografia, o seu uso nos Esportes Ligados a Natureza.
Em nossa sociedade atual ha um maior interesse nos esportes, principalmente os ligados a natureza, como forma de refugio do ambiente inóspito da cidade. A pratica esportiva e uma das principais formas de lazer de grande parte da população, e tem o potencial de alcançar os mais diversos públicos: aquelas pessoas interessadas em “aventuras” na natureza, como montanhismo, rapel, canoagem, corrida de orientação, entre outras modalidades de esportes.
Ha uma vinculação do esporte com varias ideologias moderno, como a ideia de saúde, bem estar, forma de se viver bem, lançar moda de vários aspectos e produtos esportivos, tais quais medicamentos, roupas, livros e ate meio ambiente; que ajudam a reforçar alguns significados humanos, presentes, na formação de uma identidade local ao se tornarem atitudes habituais.
Professores de varias disciplinas vêm cada vez mais buscando a utilização do esporte nas suas respectivas matérias. Como e o caso da matemática e da estatística, entre outras. A Geografia poderia ter também a grande responsabilidade de tratar pedagogicamente o conteúdo esporte.
A interação da Geografia com a Pratica Esportiva não limitaria o seu espaço de atuação,pelo contrario, ampliaria. Com isso, e importante que estejamos atentos para vermos a lógica da interação da geografia com o esporte. A Geografia trabalha na construção e compreensão do espaço, com características e métodos próprios, já os esportes, e principalmente os Esportes Ligados a Natureza, possibilitam aos praticantes essa integração com o espaço geográfico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TAREFA FCTEWeb

A Utilização da Geografia nos Esportes da Natureza

Geografia e Esporte (Corrida de Orientação)